MOUNTAIN BIKE


Chamado de Mountain Bike ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos.

No Brasil é chamado popularmente de Mountain Bike, eventualmente de Ciclismo de Montanha ou Mountain Biking.

O Mountain Bike é praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques e até nas cidades.

Mountain Bike é um esporte que envolve resistência, destreza e auto-suficiência.

Como é comum a prática do esporte em locais isolados, o aspecto de auto-suficiência é importante para que o ciclista consiga realizar pequenos reparos em sua bicicleta.

As provas são disputadas numa pista de terra com várias irregularidades (buracos, elevações e obstáculos).

Existem as seguintes categorias: Cross Country (praticada em terreno irregular  com muitas subidas e descidas), Free Ride (em pistas com muitos saltos e obstáculos ao longo das descidas) e Down Hill (realizada em meio a matas fechadas ou abertas e escadarias onde o participante transpõe varios obstáculos podendo ser naturais ou não).

O ciclismo é uma modalidade olímpica, sendo disputada nos jogos olímpicos de Londres – 2012 nas modalidades: Pista, Mountain Bike, Estrada e BMX.

Conquanto derivada do ciclismo tradicional e originada justamente para incorporar-lhe desafios.

Não obstante desenvolver-se através de campeonatos de pouca visibilidade é notadamente indispensável que se democratizem suas técnicas e regras, difundindo-se, sobretudo, seus benefícios.

A prática do mountain bike é inquestionavelmente benéfica para o desenvolvimento muscular e cardiovascular do indivíduo, sendo excelente atividade aeróbica propensa à tonificação muscular.